some text

Quadrilhas juninas de Pernambuco realizam uma prévia do São João 2023


O São João nem começou direito, mas as quadrilhas juninas de Pernambuco já se preparam para sair das suas comunidades e dar uma prévia do que irão apresentar nos festivais este ano. Hoje, 1º de maio, Dia do Trabalhador, a partir das 15h, mais de 20 grupos – entre infanto-juvenis e adultos -, se apresentarão na quadra do Clube Português, no bairro das Graças, zona Central do Recife, promovendo um grande encontro junino, o que servirá de prévia para o São João de 2023. A iniciativa leva o nome de “Pré Junino”, uma realização da Federação das Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe).

Na sua 11ª edição, o Pré Junino vem reunindo um número maior de quadrilhas juninas e público. Este ano a expectativa é de um público de mais de 10 mil pessoas. “Não temos dúvidas que este ano o nosso evento será melhor que os anteriores. A cada ano estamos superando nossas expectativas tanto do evento em si, quanto de público”, explicou a presidente da Fequajupe, Michelly Miguel.

O Pré Junino é um evento pioneiro em seu formato que já entrou para o calendário cultural abrindo o ciclo junino na cidade do Recife. Com o passar dos anos, o evento também se consolidou nas outras regiões do Estado. Neste mês de maio, além do Pré Junino da RMR, a federação irá realizar a festa na Zona da Mata, Agreste e Sertão. Todos os finais de semana do mês já estão preenchidos com as atividades pré juninas. 

O evento tem como objetivo fortalecer o ciclo junino no Estado que é um dos principais do país, divulgar as cidades pernambucanas como intenso polo cultural para todo o Brasil; e integrar as quadrilhas de todo o estado promovendo o intercambio intermunicipal. 

Outro aspecto importante a ser considerado é o da repercussão turística do evento, que traz resultados consideráveis ao setor, provocando a criação de um calendário junino com base neste evento, que já se consolida como um marco cultural da cidade. O Pré Junino também aquece a economia local, uma vez que as quadrilhas investem em produções extras na confecção de figurinos específicos para o evento, maquiagem, produção de cenários e contratação de profissionais como eletricistas, marceneiros, motoristas e costureiras. 

Toda cidade se envolve com esta iniciativa, que atrai também importantes representantes do movimento junino brasileiro de todos os cantos do país. Um evento deste porte é de fundamental importância para a difusão da cultura, ligados ao ciclo junino, transformando-se numa vitrine viva reabastecendo esse mercado a cada ano com a mercadoria vedete, gerando negócios e formando novas plateias. O Pré-Junino é o principal evento junino do Nordeste e um dos mais importantes do Brasil devido a sua característica de antecipar os festejos de São João.

Fonte: Diario de Pernambuco

Tecnologia do Blogger.