some text

Médica atingida por lancha em mergulho é transferida em UTI aérea de Fernando de Noronha para São Paulo


Um avião equipado com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) decolou, na manhã desta segunda-feira (24), e fez a transferência de Fernando de Noronha da médica atingida por uma lancha quando fazia um mergulho de apneia. O acidente aconteceu na Praia da Conceição, no domingo (23).

(CORREÇÃO: na publicação desta reportagem, o g1 informou incorretamente que o avião levaria a paciente para o Recife, mas ela foi transferida para São Paulo. A informação foi corrigida às 9h55.)

A aeronave, chamada de salve aéreo, estava prevista para chegar na ilha às 4h, pousou por volta da 6h e decolou às 7h30, aproximadamente 16 horas após o acidente.

"A Superintendência de Saúde de Fernando de Noronha informa que o salve aéreo que atende o arquipélago tem como base a cidade do Recife, porém a família da paciente resolveu levá-la para São Paulo, optando por arcar com a despesa do traslado", afirmou a Administração da Ilha, em nota.

A vítima mora na ilha, estava de folga e foi atendida no Hospital São Lucas, unidade de saúde onde ela trabalha. “A paciente que foi atingida pela hélice de uma lancha, enquanto mergulhava nas proximidades do Morro de Fora, sofreu politraumas, está estável e consciente”, disse o governo local.

Profissionais da área da saúde na ilha se mobilizaram na ocorrência e muitos passaram a noite no hospital, no aguardo na transferência da paciente. Alguns companheiros de trabalho da médica choravam no aeroporto antes da decolagem da UTI aérea.

Outro caso

No último acidente grave que ocorreu em Fernando de Noronha, no dia 29 de junho, o paciente teve que esperar mais de 50 horas pela chegada do avião de salvamento para ser transferido para o Recife.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.