some text

Peixe-leão é capturado por pescadores em Porto de Galinhas; animal é invasor, venenoso e predador


Um peixe-leão, espécie invasora e venenosa, foi capturado por pescadores em alto-mar nas imediações de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife. O local é um dos principais pontos turísticos de Pernambuco.

O animal foi pego na sexta-feira (1º), por uma embarcação de Alagoas, e na segunda-feira (4) chegou à costa, onde foi entregue a uma instituição de pesquisa (veja vídeo acima).

Desde 2021 peixes-leão têm aparecido em Fernando de Noronha, mas somente em fevereiro deste ano a espécie foi capturada no litoral do estado, na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte do estado.


Os pescadores que capturaram o peixe-leão em Porto de Galinhas partiram de Maragogi (AL) e passaram três dias com o animal em um balde gelo.

O peixe foi capturado pelo pescador Edilson Paraíba, que entregou o espécime ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), órgão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Em agosto, outro peixe foi capturado por pescadores próximo à divisa entre Pernambuco e Alagoas.

De acordo com o Cepene, o peixe vai ser encaminhado para instituições parceiras que realizam pesquisas sobre peixe-leão.

"O Cepene prosseguirá fazendo o seu trabalho de disseminar conhecimento sobre a espécie, com palestras que trazem informações sobre os impactos ecológicos da espécie e incentivando os pescadores a entregar os peixes capturados", disse Leonardo Pacheco, analista ambiental do Cepene.

De acordo com biólogos, o animal é nativo da Ásia e aparece no Caribe desde 1980, causando estragos ao meio ambiente por não ter predador natural e possuir espinhos com toxinas que provocam risco à saúde.

O primeiro peixe-leão foi capturado em Fernando de Noronha em dezembro de 2020. Desde então, mais de 100 espécimes foram retirados do mar no arquipélago. Depois que a espécie foi encontrada em Itamaracá, pescadores foram capacitados para capturar os animais.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.