Morre aos 100 anos o diplomata Henry Kissinger, ex-secretário de Estado dos EUA
São Paulo – O ex-secretário de Estado dos Estados Unidos Henry Kissinger morreu nesta quarta-feira (29), aos 100 anos. Apesar da idade, o influente diplomata foi visto na ativa em julho de 2023, em uma visita ao presidente da China, Xi Jinping. Ele morreu em sua casa no estado americano de Connecticut. “O Dr. Henry Kissinger, um respeitado acadêmico e estadista americano, faleceu hoje em sua residência”, comunicou na noite de ontem a Kissinger Associates.
Ele é considerado o principal diplomata dos Estados Unidos no século 20. Judeu e nascido na cidade de Furth, na Alemanha, em 27 de maio de 1923, foi com a família para os EUA em 1938, fugindo da ascensão do Terceiro Reich de Adolf Hitler.
Apesar de ter ganhado o Prêmio Nobel da Paz em 1973, Kissinger foi apontado como apoiador de ditaduras anticomunistas na América Latina. Ele foi premiado juntamente com o líder vietnamita Le Duc Tho pelos entendimentos para encerrar a Guerra do Vietnã. Porém, o chefe do Partido Comunista recusou o prêmio.
O ex-presidente americano Barack Obama também ganhou o mesmo prêmio, em 2009, apesar de os EUA estarem à época envolvidos em duas guerras, no Iraque e no Afeganistão. Depois, a partir de 2011, Obama patrocinou a guerra que destruiu a Síria, um país bíblico.
Polêmico, Kissinger era classificado como um grande diplomata por alguns e como criminoso de guerra por outros. Ele continuou como expoente da diplomacia americana e mundial até 1977, no governo do então presidente Gerald Ford.
Fonte: Rede Brasil Atual
Post a Comment