some text

Raquel Lyra anuncia mudanças em duas secretarias estaduais; veja quem assume


A governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou mais uma mudança no secretariado estadual, nesta quarta-feira (1º). Desta vez, Carolina Cabral, secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), assume a Secretaria de Projetos Estratégicos. É a sétima mudança no alto escalão do governo desde o início da gestão atual.

Essa secretaria estava ocupada de forma interina desde o início da gestão por Marcelo Bruto, que fez parte de gestões do PSB.

No lugar de Carolina Cabral, assume interinamente o secretário executivo de Assistência Social, Carlos Braga. Outra mudança anunciada pelo governo foi na presidência da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), que agora vai ser ocupada pelo comunicador Fúlvio Wagner.

De acordo com o governo do estado, Carolina Cabral já foi secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão e também executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa de Caruaru, no Agreste, de onde Raquel Lyra foi prefeita antes de se candidatar ao governo estadual.

Já Carlos Braga é administrador de empresas por formação e foi secretário municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru de 2020 a 2022. Atualmente, é vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Pernambuco.

Secretariado

Lucinha Mota foi a sexta secretária a deixar o cargo na gestão de Raquel Lyra. Em 40 dias, outros cinco secretários deixaram os cargos no governo do estado. Confira abaixo:

20/07/2023: às vésperas do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o músico Silvério Pessoa deixou a Secretaria de Cultura, alegando "razões pessoais". Um mês depois, a ex-secretária de Turismo do Recife Cacau de Paula assumiu a secretaria.

29/07/2023: foi a vez da filósofa Regina Célia Barbosa e do engenheiro agrônomo Aloisio Ferraz, que saíram, respectivamente, das pastas da Mulher e do Desenvolvimento Agrário. Os motivos das exonerações não foram informados. No dia 2 de agosto, 14 funcionárias da Secretaria da Mulher foram exoneradas.

26/08/2023: o engenheiro Evandro Avelar deixou a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), sendo substituído pelo então secretário de Projetos Estratégicos, Diogo Bezerra.

30/08/2023: a delegada Carla Patrícia deixou a Secretaria de Defesa Social. No lugar dela, foi nomeado o delegado da Polícia Federal Alessandro Carvalho, que já tinha exercido o cargo nas gestões dos ex-governadores Eduardo Campos (PSB), Paulo Câmara (PSB) e do pai de Raquel Lyra, João Lyra (PSB).

19/10/2023: a secretária de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Lucinha Mota (PSDB), deixou o cargo para assumir como vereadora de Petrolina, no Sertão. Ela é mãe de Beatriz Angélica Mota, morta a facadas aos 7 anos, em 2015, e assumiu o cargo depois de uma decisão judicial.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.