some text

Família devota de Nossa Senhora Conceição caminha quase 30 quilômetros para homenagear a santa


Nesta sexta-feira (8) é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, uma das maiores festas religiosas de Pernambuco, que leva mais de 1 milhão de devotos ao Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.

Anualmente, a família Lima anda quase 30 quilômetros ao sair de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, para homenagear a santa do morro. A caminhada é uma tradição que começou antes mesmo do casal Elton e Elizandra se conhecer (veja vídeo acima).

Elton, que é maqueiro, se prepara desde cedo e calça um sapato confortável para enfrentar a caminhada que cruza duas cidades. Neste ano, ele e a esposa fizeram uma camisa com a imagem da santa.


A caminhada sempre acontece nos primeiros dias de dezembro. “Há 29 anos eu faço essa caminhada. Comecei em Camaragibe, com 10 anos. É só agradecer pelo ano que a gente luta”, disse Elton.

Esposa de Elton, a estoquista Elizandra Batista Lima, de 45 anos, disse que a devoção começou aos 12 anos, por causa de uma trela de criança e uma avó muito brava. Neste ano, ela agradeceu pelo trabalho, que conseguiu há um ano.

“Minha avó fez uma promessa e fez uma procissão para ela, com um andor. Eu tinha 12 anos e fui arrumar o terraço. Minha avó era muito brava e eu afastei o centro e quebrei o vidro. No outro dia, depois da procissão, minha avó viu e achou que ela que quebrou o vidro. E aí ela [a santa] já começou a ter a caminhada na minha vida”, contou.

Elton contou, também, que atribui à devoção a Nossa Senhora da Conceição a compra da casa própria.

“A gente vivia de aluguel e a gente conseguiu essa casa aqui, casa própria. A gente pediu a ela”, disse.

Depois de mais de uma hora de caminhada, o casal faz uma parada onde mora a família de Elton, em Camaragibe. Lá, se junta aos filhos e a um amigo. Depois de três horas e 15 minutos, eles fazem uma parada para tomar água e descansar.

“Vamos caminhando. O coração está um pouco acelerado, mas a fé é maior. Eu tenho um marcapasso e estou realizando essa caminhada junto dela, dizendo a ela ‘muito obrigado’, por eu ter conseguido sair da cirurgia são e salvo”, disse o amigo do casal, o aposentado Janilson Valdevino.

Na subida do Morro da Conceição, eles sobem de pés descalços. Depois de quatro horas e 47 minutos, finalmente chegam à imagem de Nossa Senhora.

“Só ela sabe. É muita superação. A gente vai superando muitos obstáculos, mas, com fé e amor, a gente vai chegando lá. Não é fácil a jornada da vida da gente. A única coisa que a gente tem é a nossa fé e a nossa força. Sem isso, a gente não consegue vencer”, disse Elizandra.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.