some text

FCF solicita ao STJD que Sport x Ceará não ocorra em Pernambuco; FPF reage: "Encenação teatral"


A Federação Cearense de Futebol (FCF) solicitou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que a partida entre Sport x Ceará, válida pelas quartas de finais da Copa do Nordeste, não ocorra no estado de Pernambuco. O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, afirmou que o pedido é "ridículo" e não passa de uma "encenação teatral".

Ataque a ônibus do Fortaleza completa um mês: "A sensação é de impunidade"

Segundo a FCF, Pernambuco não oferece garantias de segurança para a partida, que acontecerá na próxima semana, com data a ser confirmada pela CBF. A informação sobre o pedido junto ao STJD foi inicialmente dada pelo Blog do Kempes e confirmada pelo ge nesta terça-feira junto à FCF.

Conforme explicado por Eugênio Vasquez, diretor jurídico da FCF, existe um histórico de violência de uma parcela da torcida do Sport em jogos envolvendo equipes cearenses, cujo ápice foi atingido com o atentado contra o ônibus do Fortaleza, em 22 de fevereiro, que deixou feridos seis atletas no Recife.

A FCF quer que o STJD revogue parcialmente a concessão de efeito suspensivo ofertado ao Sport - o clube, intimado nesta manhã, aguarda o julgamento do Pleno do STJD, na próxima terça-feira, dia 9.

O Leão chegou a ser punido com oito partidas de portões fechados devido ao ataque da torcida organizada à delegação do Fortaleza.

- Solicitamos que o jogo aconteça em outro estado, na Paraíba ou Rio Grande do Norte, por exemplo. Nesse caso, o mando de campo ficaria com a CBF, que escolheria o local da partida - afirmou Vasquez.

- Uma segunda alternativa é que se faça revogação do efeito suspensivo concedido ao Sport e que o jogo aconteça no Recife, mas com portões fechados - complementou.

A direção rubro-negra já se reuniu para tratar solicitação da FCF. Silvio Neves, diretor jurídico rubro-negro, confirmou o recebimento da intimação.

- A gente não pode antecipar a defesa porque dificulta o julgamento. Mas, da nossa parte, com a segurança privada, o que couber ao clube, vamos cumprir, como sempre cumprimos. O número de seguranças quem sugere é a polícia e o Sport sempre coloca a mais. Enfim, o que couber ao clube, na praça desportiva, será feito - disse.

Foram também intimados pelo STJD o próprio Ceará, a FPF e a Polícia Militar de Pernambuco que:

"Se manifestarem quanto a viabilidade da realização da partida com absoluta segurança da equipe postulante e respectivos torcedores, ou, alternativamente, a possibilidade de jogar com portões fechados ou em outra localidade", publicou o STJD, em documento assinado pelo auditor Felipe Bevilacqua.

Presidente da FPF defende estado

Procurado para comentar o pedido para retirar o jogo do Sport do estado de Pernambuco, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, acusou o presidente da FCF, Mauro Carmélio, de buscar uma autopromoção.

- Resumiria o pedido numa frase: encenação teatral. O presidente da FCF, meu querido amigo Mauro, está buscando autopromoção. O pedido é ridículo, me admiro que advogados se submetam a assinar esse tipo de pedido. É surpreendente - afirmou Carvalho.

- A preocupação com isso é absolutamente zero, posto a absoluta inadequação do pedido à realidade jurídico e factual de Pernambuco. O estado está aberto a todas as atividades econômicas e financeiras. Houve um incidente pontual ocorrido, que todos nós, civilizados, lamentamos - complementou.

Evandro Carvalho, que é também advogado, afirmou que não há amparo legal no pedido da FCF e que o jogo vai acontecer na Arena de Pernambuco.

- Todos nós compreendemos que o presidente da FCF tem dificuldade de relacionamento com os clubes e precisa se promover, mas passou do limite. Para não ofender o amigo, não vou adentrar ao mérito até por atenção e coleguismos de um presidente de federação - concluiu Evandro Carvalho.

Fonte: GE

Tecnologia do Blogger.