some text

Delfim Netto falece em São Paulo, aos 96 anos


O economista Delfim Netto, 96 anos, faleceu na madrugada desta segunda-feira (12/08) em São Paulo. Ele foi ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento nas décadas de 60, 70 e 80, parlamentar e professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP). Delfim Netto deixa uma filha e uma neta. O motivo do falecimento não foi informado pela família, apenas que ele “estava internado desde o último dia 5 no Hospital Albert Einstein, por conta de complicações no quadro de saúde”.

Sem velório

Segundo a assessoria, não haverá velório aberto e o enterro será restrito aos familiares. Professor emérito da USP, ele foi um dos mais longevos ministros da Fazenda do país, tendo ocupado o cargo entre os anos de 1967 e 1974. Foi sob seu comando que o país viveu o período de forte expansão da economia, conhecido como "milagre econômico".

Comandou a economia

Como ministro do Planejamento, na década de 1980, comandou a economia brasileira durante a segunda maior crise financeira mundial do século 20, causada pelo choque dos preços do petróleo e pela elevação dos juros americanos para quase 22% ao ano.

Conselheiro de presidentes

Defim Netto foi conselheiro de diversos presidentes da República (inclusive os petistas) e de empresários. O ex-ministro tem mais de 10 livros publicados sobre problemas da economia brasileira e centenas de artigos e estudos. Escrevia semanalmente artigos que eram reproduzidos por 70 veículos do país.

Fonte: www.opoder.com.br

Tecnologia do Blogger.