Com 134 casos de febre oropouche, Pernambuco cria comitê para enfrentar a doença
Com 134 casos confirmados no estado, Pernambuco criou o Comitê de Enfrentamento da Febre Oropouche. Desenvolvido pelo Governo de Pernambuco, em portaria publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE), o grupo tem o objetivo de coordenar, acompanhar e avaliar os cenários de prevenção e tratamento da doença.
A primeira reunião do grupo foi realizada na última na sexta-feira (30).
Entre as pautas principais do primeiro encontro, estavam a análise do cenário epidemiológico da doença no estado; a definição das frentes de atuação e de grupos de trabalho entre os membros do comitê técnico; além de promover a integração entre as instituições que formam o comitê.
O grupo vai se reunir a cada 15 dias, enquanto houver situação de importância epidemiológica.
A pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Constância Ayres, relatou a importância da integração das instituições de saúde na formação do conhecimento sobre a doença.
“Como é uma doença nova para a gente, precisamos estar atentos a cada detalhe novo que surge. Ter a participação de vários profissionais nesse comitê é fundamental porque a ideia é que aqui em Pernambuco a gente trabalhe de forma integrada, com a vigilância ambiental, e epidemiológica, a parte clínica, a assistência, entre outras. Isso vai ser um diferencial importante para a construção da base do conhecimento sobre o Oropouche e as formas de manifestação”, detalhou Constância.
Casos em Pernambuco
Pernambuco contabiliza 134 casos confirmados da Febre do Oropouche. Até o momento, o vírus oropouche isolado foi identificado em pacientes dos municípios de:
Jaqueira
Pombos
Água Preta
Moreno
Maraial
Cabo de Santo Agostinho
Rio Formoso
Timbaúba
Itamaracá
Jaboatão dos Guararapes
Catende
Camaragibe
Ipojuca
Itaquitinga
Macaparana
Sirinhaém
Bonito
Garanhuns
Aliança
Machados
Barra de Guabiraba
Morte fetal relacionada ao vírus
Até agosto, Pernambuco já registrava três casos de perda gestacional de um feto diagnosticado com o vírus oropouche.
Em nota técnica em julho, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) recomendou cuidados da Febre do Oropouche em mulheres gestantes.
O documento “Arboviroses e os Cuidados na Gestação” reforça as medidas de proteção que alertam sobre a importância das precauções básicas para minimizar os perigos às mulheres grávidas e aos bebês. A nota traz algumas medidas de prevenção, como:
Ainda em julho, o Ministério da Saúde fez um alerta sobre os riscos para gestantes com a disseminação da febre oropouche pelo Brasil.
Fonte: CNN
Post a Comment