some text

Galo da Madrugada: tema do desfile em 2025 homenageia tradições do carnaval de Pernambuco


"Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o carnaval" será o tema do desfile do Galo da Madrugada em 2025. Segundo a agremiação, a proposta é homenagear as diversas tradições culturais de Pernambuco ligadas à festa (veja vídeo acima).

Entre as expressões artísticas que serão representadas no cortejo, estão grupos do interior do estado, como os caretas de Triunfo e os caiporas de Pesqueira, e o bloco Bacalhau do Batata, que sai, todo ano, na Quarta de Cinzas em Olinda.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, nesta quarta-feira (18), na Sede do Galo da Madrugada, no bairro de São José, no Centro do Recife. O 46º desfile do Galo acontece no dia 1º de março de 2025, com 30 trios elétricos.

"A intenção foi exatamente essa: fazer uma referência, uma homenagem, ao estado de Pernambuco. (...) A ideia foi essa: resgatar, mostrar e fortalecer o carnaval de Pernambuco mais uma vez", afirmou o presidente do bloco, Rômulo Meneses.

Segundo o presidente do Galo, as tradições homenageadas estarão presentes em vários momentos do cortejo. "A diversidade cultural vai ser traduzida em fantasias dos diferentes locais. Então, vai ter beleza, vai ter fantasia, vai ter música, trios, cantores, artistas. Vai ser um desfile muito forte em todos os tons", disse Meneses.

O tema escolhido também faz referência ao frevo "Do Galo ao Bacalhau", composição de Cláudio Almeida e Egídio Vieira de 1986.

Presente no anúncio, Cláudio Almeida disse estar muito emocionado com o uso da música para a escolha do tema.

"Estou muito feliz. Acho que a gente está passando por um momento difícil para todo mundo e agora é uma hora de alegria, hora de comemorar as coisas bonitas", declarou o compositor.

Cláudio contou que fez a canção em homenagem ao Bacalhau do Batata, agremiação criada em homenagem a um garçom, conhecido como Batata, que só brincava na Quarta-feira de Cinzas porque precisava trabalhar durante todo o carnaval.

"Essa música sempre foi muito bem aceita. Depois, Geraldo Azevedo gravou. E teve uma dimensão maior. Para mim é uma emoção muito grande estar aqui", afirmou o músico.

Representando os artistas de carnaval, o cantor Gustavo Travassos disse que o desfile vai refletir a diversidade cultural do estado.

"Acho que a gente deve trazer um pouquinho do que existe do carnaval do Agreste, do Sertão, com os nossos folguedos carnavalescos, como os caretas, como os caiporas, como os nossos maracatus rurais de Nazaré da Mata. Acho que vai ser um carnaval muito rico, multicolorido", declarou.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.