some text

Filas de espera para consultas com neurologistas duram até dois anos em Caruaru; MPPE faz recomendações


Diante da espera prolongada por consultas com médicos especialistas em Neurologia e Neuropediatria em unidades de saúde de Caruaru, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Secretaria de Saúde da cidade que tome medidas emergenciais para reverter o problema.

Segundo dados repassados ao Ministério Público, algumas esperas ultrapassam dois anos. Foi recomendado que a pasta faça remanejamento de pacientes para redes conveniadas do SUS ou outros serviços de saúde para diminuir as filas.

Além disso, a Secretaria foi recomendada a contratar temporariamente médicos especialistas nestas áreas até que seja concluído o concurso público em andamento. Pacientes com quadros mais graves devem ser priorizados nos atendimentos, segundo a recomendação do MPPE.

Este serviço deve estar alinhado com outros médicos que farão a triagem destes casos com o intuito de agilizar o atendimento e sobrecarregar os especialistas. À pasta também foi recomendado que haja mais transparência nas informações e que um relatório deve ser entregue em dez dias ao Ministério Público.

O documento deve conter informações como o número de pacientes aguardando consulta por especialidade, planilhas detalhando o atendimento nas especialidades de Neurologia e Neuropediatria dos últimos 12 meses, além de ações para equacionar a demanda reprimida. 

A pasta tem cinco dias para informar se vai acatar as recomendações e 15 dias para comunicar quais medidas serão adotadas.

Fonte: Diario de Pernambuco

Tecnologia do Blogger.