some text

Operação contra tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios é realizada em 11 estados


Uma operação contra uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, em lavagem de dinheiro e em homicídios é realizada nesta terça-feira (15) em 11 estados do Brasil. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) busca cumprir 60 mandados de prisão preventiva e 49 mandados de busca e apreensão contra a quadrilha investigada (veja vídeo acima).

As medidas judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. A Operação Kéfale cumpre mandados nos seguintes estados:

Pernambuco;

Paraíba;

Rio Grande do Norte;

Sergipe;

Piauí;

São Paulo;

Mato Grosso;

Mato Grosso do Sul;

Paraná;

Tocantins;

Rondônia.

"As investigações identificaram um esquema estruturado de fornecimento de entorpecentes a partir de rotas internacionais, com distribuição concentrada na região de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, e ramificações na capital e na Região Metropolitana do Recife"; afirmou a Ficco, em nota.

Sobre essa operação, a Ficco também informou que:

"As ordens criminosas partiam de lideranças articuladas em diversos estados do país, com cadeia de comando definida e atuação violenta nas áreas sob domínio do grupo";

O objetivo da operação é desarticular a organização criminosa, interrompendo suas atividades ilegais;

Mais de 400 policiais de todas as forças de segurança que integram a Ficco-PE, responsável pela investigação, participam da Operação Kéfale.

De acordo com Marcio Tenório, delegado Regional de Polícia Judiciária da Polícia Federal, a investigação durou cerca de dois anos, e foi identificada uma rota internacional de tráfico de drogas. Um dos grupos da quadrilha atuava em cidades como Guajará-Mirim (RO), Corumbá (MS), Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR).

"[Nessas cidades] é mais fácil até acesso à droga, à cocaína e ao crack, que era o produto básico trabalhado pelo grupo. E essas pessoas desse núcleo cuidavam justamente do acondicionamento e do transporte da remessa dessa droga aqui pro estado de Pernambuco. Chegando aqui até o estado, um outro núcleo do grupo cuidava de recepcionar e fazer a distribuição", disse.

Criada através de um Acordo de Cooperação Técnica em 2023, a Ficco engloba a Polícia Federal (PF), a Polícia Civil (PCPE), a Polícia Militar (PM), a Polícia Penal de Pernambuco (PPPE), a Secretaria da Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.