Dez instituições concluem Programa de Incubação de NITs e avançam na estruturação de seus núcleos de inovação
Gestão municipal do Recife promoveu a formação e fortalecimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica, que têm como objetivo promover a proteção e transferência do conhecimento e tecnologia para o setor produtivo e para a sociedade
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, concluiu o Programa de Incubação de Núcleos de Inovação Tecnológica (PIN). A iniciativa promoveu a formação e o fortalecimento dos NITs, estruturas que têm como missão proteger e transferir conhecimento e tecnologia para o setor produtivo e para a sociedade.
Ao todo, dez instituições de ensino técnico e superior participaram do programa e finalizaram sua jornada de capacitação: CESAR School, Universidade de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco, Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Universitário UNIFBV Wyden, Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Centro Universitário Estácio do Recife e Centro Universitário UniFAFIRE.
Realizado ao longo de três meses, o programa ofereceu capacitações especializadas, mentorias mensais, suporte contínuo e treinamentos conduzidos por especialistas nacionais. A metodologia foi estruturada em três eixos: organização interna dos NITs, relacionamento com a comunidade acadêmica e integração com o ecossistema de inovação.
“O objetivo principal do programa foi alcançado: estimular que cada vez mais instituições de ensino do Recife coloquem a inovação como eixo central de suas estratégias. Esse movimento fortalece a cidade como polo de tecnologia e empreendedorismo, ao mesmo tempo em que aproxima a academia do setor produtivo e da sociedade”, destacou o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha.
A iniciativa contou ainda com a colaboração de parceiros estratégicos, como a Federação das Empresas Juniores de Pernambuco, o Porto Digital, o Sebrae Pernambuco, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), entre outros, que compartilharam experiências e boas práticas com as instituições participantes.
Como resultado, os NITs participantes avançaram na consolidação de políticas e estruturas de inovação, incluindo a formalização de diretrizes institucionais, a criação de mecanismos de fomento a projetos e startups, a gestão inicial de propriedade intelectual e a aproximação com empresas e atores do ecossistema tecnológico.
Enviado por Irína Terezo
Post a Comment