Trabalhadores são resgatados em condições degradantes em Porto de Galinhas
Os trabalhadores foram resgatados em operação conjunta entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Polícia Federal (PF) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
As fiscalizações aconteceram entre 14 e 18 de julho, e foram divulgadas pelo MPT na segunda-feira (25). Todas aconteceram em Ipojuca, no Litoral Sul do estado.
Ao todo, foram resgatados 18 funcionários do Bar da Praia Muro Alto, 18 da ASLA Construtora LTDA e outros 12 da Litoral Sul Churrascaria LTDA.
Nas três empresas, a fiscalização identificou problemas nos alojamentos, como superlotação, ausência de água potável, instalações sanitárias e refeitórios inadequados. Também havia irregularidades contratuais.
Na construtora ASLA, também havia outro problema, que era ausência de capacitação para trabalho em altura, de proteção para instalação de fosso de elevador e de procedimentos de segurança detalhados.
O g1 entrou em contato com as empresas citadas, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Providências
De acordo com o MPT, as três empresas assumiram a responsabilidade pelas irregularidades e assinaram Termos de Ajuste de Conduta (TACs) se comprometendo a regularizar os contratos, com registro e anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Além disso, elas deverão realizar o pagamento pontual de salários até o 5º dia útil do mês, recolher Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e indenizar os trabalhadores por dano moral individual.
Por cada cláusula descumprida, as empresas terão que pagar R$ 5 mil, valor multiplicado pelo número de trabalhadores encontrados em situação irregular. Esse valor será revertido para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
As empresas também pagaram verbas rescisórias e entregaram guias do seguro-desemprego aos trabalhadores.
Por fim, também se comprometeram a adotar medidas estruturais e organizacionais para garantir alojamentos dignos, acomodações decentes, arejadas e protegidas, condições de higiene e alimentação, água potável, exames médicos admissionais, entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o respeito aos limites de jornada e ao repouso semanal.
Fonte: G1
Post a Comment