Lia de Itamaracá anuncia saída da Secretaria de Turismo e Cultura da Ilha
A cantora e cirandeira Lia de Itamaracá, reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco, anunciou na noite de quinta-feira, 4 de setembro, sua exoneração do cargo de secretária de Turismo, Cultura e Lazer da Ilha de Itamaracá.
A decisão partiu do prefeito Paulo Galvão (PSD) e foi confirmada pela própria artista em comunicado divulgado em suas redes sociais.
Aos 80 anos de idade e com mais de 70 anos de carreira, Lia de Itamaracá afirmou que deixa a gestão pública, mas segue firme na defesa da cultura.
“Não deixo a cultura, deixo a Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá”, declarou em tom de desabafo.
Confira nota de Lia de Itamaracá na íntegra
"Não estou deixando a cultura, mas a Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá. Meu compromisso com a cultura popular e por todos aqueles que fazem a permanece vivo por que caminha comigo.
Depois das minhas últimas declarações sobre os entraves que vinha enfrentando como Secretária de Turismo, Cultura e Lazer, recebi a notícia da minha exoneração feita pelo prefeito Paulo Galvão nesta noite. Estou em São Paulo onde me preparo para uma sequência de apresentações. Daqui, reitero meu compromisso com a seriedade do meu trabalho e preocupação com um nome que construí ao longo de mais de 70 anos de carreira com muita resistência, inclusive para ser respeitada como mulher e representante da cultura pernambucana pelo mundo.
Eu não poderia fazer o contrário agora. Não concordei com projetos que não pude opinar em nada, nos quais não tive direito de decisão sendo titular da pasta. Minha equipe também não foi consultada para a destinação de recursos para a contratação de bandas dos eventos que serão realizados na cidade, onde não haverá a participação de artistas da cultura popular. Também fui desrespeitada pela gestão municipal quando fui exonerada temporariamente numa manobra administrativa para realização de eventos.
Na próxima semana tenho uma conversa com o Ministério Público de Pernambuco para tratar esses fatos. Enquanto gestora pública, cargo para o qual fui convidada, mas não pude exercer, esse também é meu papel.
Seguirei fazendo minha ciranda de mãos dadas com minha Ilha. Lia não se cala, Lia não se curva e ninguém desmerece ou desrespeita Lia de Itamaracá."
Fonte: portaldeprefeitura
Post a Comment