some text

Professor de Pernambuco é eleito Educador Nota 10 de 2025 com projeto de sustentabilidade


Um professor pernambucano é o grande vencedor do Prêmio Educador Nota 10 2025. A maior e mais importante premiação da educação básica no Brasil entrega o reconhecimento nesta noite, em São Paulo, ao professor Gustavo Santos Bezerra, que atua na Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, localizada em Carnaíba, no interior de Pernambuco.

O docente se destaca pelo projeto que busca soluções sustentáveis para o descarte de resíduos tóxicos gerados pelas casas de farinha da região, um problema comum no processo de produção de mandioca. A iniciativa foca na reutilização de subprodutos como a manipueira e as cascas de mandioca. A manipueira, em especial, é um resíduo líquido altamente poluente.

Band

Fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo

Seguir a Band no Google

Gustavo Bezerra e seus alunos desenvolvem uma proposta de reutilização dos subprodutos das casas de farinha do Quilombo do Caroá, comunidade próxima à escola. O trabalho transforma os resíduos em recursos, por meio da criação de protótipos como blocos de construção, vinagre, madeira ecológica, filtros, biodigestores e plásticos biodegradáveis, utilizando a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Reconhecimento à Educação Básica

A 27ª edição do Prêmio Educador Nota 10 registra um recorde de inscrições, com a participação de mais de quatro mil projetos de todo o país. O volume de trabalhos inscritos supera o ano anterior em 45%.

O prêmio é realizado pelo Instituto SOMOS, uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de democratizar o acesso à educação. O Grupo Bandeirantes e o Instituto Band são parceiros da iniciativa.

João Saad, produtor executivo da Band, destacou o papel do prêmio em dar visibilidade a iniciativas transformadoras. "O Prêmio Educador Nota 10 é uma maneira da gente colocar luz e vitrine nos professores que tiveram boas iniciativas, porque hoje cada vez mais é difícil captar a atenção dos alunos com a quantidade de estímulos que eles têm. Você precisa estar sempre inovando", disse.

Desde sua criação em 1998, a premiação acumula mais de 86 mil projetos inscritos em 27 edições. O Educador Nota Dez já reconheceu um total de 279 educadores e distribuiu cerca de R$ 3 milhões em prêmios ao longo de sua história. As iniciativas valorizadas na premiação são desenvolvidas por professores e gestores de escolas públicas e privadas, abrangendo todas as etapas da educação, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O projeto vencedor de Gustavo Santos Bezerra, que se enquadra na categoria de Sustentabilidade, demonstra o impacto direto da educação na solução de problemas socioambientais de comunidades locais, destacando o papel da escola como centro de inovação e desenvolvimento social.

Fonte: Portal Band

Tecnologia do Blogger.