Alepe homenageia os 130 anos de laços diplomáticos entre Brasil e Japão
De acordo com Barros, o Tratado de Amizade não foi apenas protocolar, mas a “pedra fundamental de uma das mais belas histórias da migração e cooperação do mundo moderno”.
“A celebração tem um duplo significado: é uma homenagem sincera ao povo japonês, por sua história e contribuição imensurável ao desenvolvimento do Brasil, e também uma reafirmação do papel da Alepe como espaço de promoção do diálogo internacional e de fortalecimento dos laços que unem Pernambuco ao mundo” disse Barros.
Jarbas Filho, por sua vez, desejou que a relação entre Japão e Brasil continue rendendo frutos. “Que sirva de exemplo para o mundo de que relações diplomáticas sólidas são construídas com confiança, colaboração e apreço pela diversidade. Que possamos seguir juntos, promovendo o desenvolvimento, o intercâmbio de ideias e o fortalecimento de valores que unem nossas histórias”, pontuou o parlamentar.
Comunidade japonesa
REN TAIKO – Apresentação de tambores japoneses encerrou solenidade com música e energia. Foto: Giovanni Costa
O cônsul-geral do Japão no Recife, Massami Ohno, ressaltou o papel estratégico de Pernambuco e a posição de destaque no Nordeste brasileiro. “Desejo sinceramente que esta celebração seja um novo ponto de partida para um fortalecimento ainda maior das relações amistosas entre o Japão, o estado de Pernambuco e todo o Brasil”, disse Ohno.
O presidente da Associação Cultural Japonesa do Recife, Aroldo Ojima, destacou a importância da contribuição japonesa para o desenvolvimento do estado, especialmente nas áreas de agricultura, e do cooperativismo. “Os imigrantes que chegaram a Pernambuco trouxeram técnicas, disciplina, criatividade e amor à terra. Eles impulsionaram o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado”, afirmou Ojima.
Estiveram também presentes o cônsul-geral da Alemanha, Johannes Bloos, e o comandante Celso Melo, representando o capitão dos Portos de Pernambuco. A solenidade contou ainda com apresentação musical do Coral Vozes de Pernambuco, que interpretou as canções “Sakura” (folclore japonês) e “Asa Branca” (Luiz Gonzaga), e do grupo de tambores japoneses Ren Taiko Recife.
Fonte: Alepe
Post a Comment