Pernambuco registra quatro novos casos de intoxicação por metanol; uma morte é confirmada
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais quatro casos de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, sendo três pacientes naturais do estado e um natural da Bahia. Entre as novas confirmações está um óbito. É o da influenciadora digital Yasmim Ângela, de 26 anos, natural de Petrolina, no Sertão, que morreu após ingestão de uísque adulterado. A atualização dos casos confirmados foi divulgada nesta terça-feira (18).
Em Petrolina, além do caso de Yasmim, as investigações levaram à confirmação do caso do namorado dela, que consumiu a mesma mercadoria e chegou a ser internado. De acordo com o delegado Dark Blacker, da 214ª Delegacia de Petrolina, afirmou que a tia da vítima levou até os policiais uma das garrafas parcialmente consumidas, e que já foi possível identificar que se trata de bebida falsa.
"A Polícia Civil trabalha com a ideia de intoxicação exógena, mas somente os laudos periciais vão confirmar a causa da morte. Seguimos investigando a origem da bebida, a eventual cadeia de distribuição e possíveis responsabilidades criminais. Nosso compromisso é esclarecer completamente as causas do ocorrido e evitar que outros casos semelhantes aconteçam em Petrolina", declarou.
A terceira confirmação ocorreu na própria cidade de São Bento do Una, no Agreste, onde as bebidas consumidas por Yasmim e pelo namorado foram compradas. O paciente em questão continua internado em uma unidade hospitalar de Salgueiro, segundo a SES-PE.
O delegado João Mário, titular da 106ª de São Bento do Una, detalhou a apreensão de 25 caixas de bebida em um terreno na zona rural do município. As investigações não identificaram presença de metanol nas mercadorias, mas as investigações continuam.
"O inquérito ainda tramita para identificar a procedência dessa bebida, se é, por exemplo, de carga roubada ou até de outro meio fraudulento no que diz respeito a falsificação de bebida. A gente vai dar procedimento na investigação no que diz respeito à procedência e até ao proprietário dessa bebida, como que ela chegou nesse local, porque ainda estamos nessa fase de investigação”, destacou.
No novo boletim divulgado pela SES-PE ainda consta uma nova notificação em investigação no Recife. Com os números atualizados, o estado de Pernambuco soma 107 notificações, 87 casos descartados e 8 casos confirmados, incluindo quatro mortes.
Fonte: CBN
Post a Comment