Lançamento de foguete no Maranhão ao vivo; saiba como assistir
Inicialmente, a decolagem deveria ter ocorrido às 15h34. Porém, segundo a empresa, um problema de energia ocorreu no local e precisou de um novo horário.
A transmissão da decolagem será realizada pelo canal oficial da Innospace na plataforma YouTube:(https://www.youtube.com/watch?v=RqGZ1mS5FC0) E no canal SpaceOrbit do Pedro Palotta: (https://www.youtube.com/watch?v=vUvyWsFi4ZI). De acordo com o cronograma, a live deve ser iniciada aproximadamente 50 minutos antes do horário previsto para a ignição dos motores.
Entenda por que lançamento de foguete do Maranhão foi adiado
A Força Aérea Brasileira (FAB) monitora a operação e mantém uma janela de lançamentos aberta até a próxima segunda-feira (22), caso as condições meteorológicas ou técnicas exijam um novo adiamento.
Em março de 2023, a Innospace, lançou o primeiro foguete, de forma experimental, durante a Operação Astrolábio, também realizada no Centro de Lançamento de Alcântara , sob coordenação da FAB.
Na ocasião, foi validado o desempenho do motor foguete híbrido de 25 toneladas de empuxo. O teste confirmou o desempenho do sistema de propulsão em voo, comprovou a maturidade técnica da solução híbrida e estabeleceu as bases para o desenvolvimento de veículos mais complexos.
Detalhes da missão
O objetivo central da Operação Spaceward é o transporte de cinco satélites e três dispositivos experimentais para a órbita baixa da Terra. As cargas úteis foram desenvolvidas por instituições e empresas do Brasil e da Índia.
A operação atual é fruto de um edital de chamamento público de 2020, que resultou na assinatura de contrato entre a Innospace e o Comando da Aeronáutica em 2022.
Inicialmente, o voo estava marcado para quarta-feira (17), mas foi postergado após a detecção de uma anomalia em um componente da unidade de resfriamento do sistema de alimentação.
A escolha do Maranhão para a base de operações deve-se à posição geográfica privilegiada de Alcântara, localizada próxima à Linha do Equador, o que favorece a economia de combustível em lançamentos espaciais.
Segundo especialistas, a missão consolida a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos privados.
Com informações da CNN
Post a Comment