Arena Pernambuco vai trocar futebol pela vaquejada
Em operação há 13 anos, a Arena Pernambuco terá uma utilização inédita em 2026. Além dos jogos do Santa Cruz, o mandante de ocasião, e de possíveis apresentações de Náutico e Sport, nas finais do Estadual ou em jogos pontuais no Brasileirão, o estádio em São Lourenço da Mata será palco de uma prova de vaquejada. No caso, do Circuito Nacional BYD de Vaquejada, que terá 16 etapas nesta temporada. Com forte tradição na vaquejada, Pernambuco deverá receber sete etapas, incluindo a última delas, que será no campo da Arena. É o primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a receber um evento do tipo.
O anúncio foi feito direto do gramado do estádio, num link do cantor Wesley Safadão com a governadora do estado, Raquel Lyra, que confirmou o uso do estádio para o evento, que alinha corridas e shows musicais para milhares de pessoas. Durante a apresentação oficial, os organizadores mostraram imagens da projeção do evento na Arena Pernambuco em novembro. Nesta data, o calendário oficial do futebol brasileiro já deverá estar encerrado, com a transformação passando pela entrada de centenas de caçambas de areia.
Estádio receberá depois a Copa do Mundo Feminina
Além do futebol, a Arena Pernambuco já recebeu alguns shows de grande porte, com destaque para o Guns N’ Roses, além de eventos religiosos. Devido ao palco, todos costumam deixar o gramado danificado, demandando alguns dias de recuperação. Sobre outros esportes, o empreendimento já recebeu vários jogos de futebol americano do Recife Mariners, com a grande alteração sendo a pintura das “jardas”. Já com este novo uso interno, a tendência é que o gramado precise passar por reforma para 2027. Até porque a Arena é uma das subsedes do Mundial Feminino de 2027, com jogos entre junho e julho.
Sobre a vaquejada na Arena, as premiações já foram anunciadas, com um carro para o vencedor da disputa profissional e motos para os vencedores das categorias intermediário, amador, derby, aspirante. Já as categorias feminina e jovem vão ganhar R$ 5 mil, cada. Ainda existem outros prêmios, para os cavalos e para as campanhas no circuito geral. Durante a temporada, a premiação distribuída deverá ser de R$ 12 milhões. Tradicionalmente, as maiores vaquejadas no estado são as de Caruaru (Parque Fernando Lucena), Surubim (Parque J. Galdino) e Bezerros (Parque Rufina Borba).
Cassio Zirpoli

Post a Comment