Lula avalia neutralidade em disputa em Pernambuco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia se manter neutro na disputa entre João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD) ao governo de Pernambuco.
O prefeito do Recife e a atual governadora disputam o apoio do petista. Em menos de uma semana, Lula se reuniu com os dois em Brasília e já tem mais um encontro pela frente: o desfile do Galo da Madrugada no próximo sábado (14), na capital pernambucana.
Auxiliares de Lula não veem o cenário como definido e afirmam que há muito o que conversar ainda. Pontuam ainda que ainda falta muito tempo até as eleições.
Do lado de João Campos, que esteve com Lula nessa terça-feira (10) no Palácio do Planalto, aliados avaliam que é muito difícil o petista se manter neutro e que Lula já sinalizou por diversas vezes que estará com o prefeito.
Esse cenário inclui a composição de chapa com o senador Humberto Costa (PT-PE) e o ministro Silvio Costa Filho (RE-PE) como candidatos ao Senado e Marília Arraes (SD-PE) como candidata a deputada federal por ter vindo de duas derrotas. Marília, no entanto, desponta como favorita nas pesquisas ao Senado.
Do lado de Raquel Lyra, que esteve com Lula na quarta-feira (04), aliados afirmam que as conversas foram boas, que Lula quer ter os dois palanques e que teria sinalizado que não iria a Pernambuco no primeiro turno.
Durante a conversa, Lula e Raquel teriam relembrado 2020, quando João Campos adotou um tom antipetista na disputa à prefeitura contra Marília Arraes, que na época estava no PT. Lula teria dito a Raquel que não esqueceu disso.
O grupo político de Raquel alimenta a expectativa de que João Campos se mantenha na prefeitura e trabalhe o cenário para ser governador somente em 2030.
Aliados da governadora também não veem o fato do PSD caminhar para ter um candidato à presidência como um obstáculo para Lula ter dois palanques porque Kassab já sinalizou que deve liberar os estados.
Fonte: CNN Brasil

Post a Comment