Redes socias

Brasil Multi Vídeos

Brasil Multi Vídeos
O seu canal de entretenimento

RDS

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Humberto Costa é reconduzido à liderança do PT no Senado



Do G1.




Costa comandará bancada do PT no Senado em
2015 (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)





   A bancada do PT no Senado decidiu na última quarta-feira (4/2) reconduzir o senador Humberto Costa (PT-PE) à liderança do partido na Casa. O parlamentar pernambucano, que ocupava o cargo desde 2013, deve ficar mais dois anos à frente das decisões da legenda no Senado. O PT tem 14 senadores em exercício, atrás apenas do PMDB, que tem 18.

   “O entendimento da unanimidade da bancada é de que seria importante que eu pudesse continuar na condição de líder para enfrentarmos esse momento de dificuldade. Eu fiquei satisfeito com a demonstração de confiança e reafirmo meu compromisso de ser, como líder do PT, um defensor do ideário do partido, suas propostas e ao mesmo tempo procurar sempre contribuir para o êxito do nosso governo”, disse Costa ao final da reunião que o reconduziu à liderança da bancada.

   A atual legislatura do Senado teve início no último domingo (1º/2) com a base de apoio do governo rachada. Parte dos senadores governistas decidiu apoiar um candidato dissidente do PMDB, Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), que se lançou na disputa contra o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), sem aval do seu próprio partido. O PT declarou apoio ao senador alagoano, que acabou reeleito com 18 votos a mais que Luiz Henrique.

   Durante a reunião desta quarta-feira, os senadores petistas discutiram também os nomes que indicarão para presidir as duas comissões permanentes a que a bancada tem direito. Para a Comissão de Direitos Humanos, foi escolhido o senador Paulo Paim (PT-RS). Há disputa, porém, pela Comissão de Assuntos Econômicos entre os senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Delcídio Amaral (PT-MS). Caso ambos não entrem em consenso, poderá haver votação interna.


Outras lideranças



   Os demais partidos do Senado também já definiram seus líderes, cuja função principal é unificar o discurso dos integrantes e fazer articulação com outras legendas. Eles também compõem o colégio de líderes – que tradicionalmente define a pauta de votações do plenário – e orientaram suas bancadas quanto ao voto.


Veja a relação de líderes do Senado:



PMDB – Eunício Oliveira (CE)
PSDB – Cássio Cunha Lima (PB)
PDT- Acir Gurgacz (RO)
PP – Benedito de Lira (AL)
DEM – Ronaldo Caiado (GO)
PSB – João Capiberibe (AP)
PR – Blairo Maggi (MT)
PSD – Omar Aziz (AM)
PTB – Fernando Collor (AL)

   Até o momento, estão confirmados três blocos partidários: União e Força (PR, PTB, PRB e PSC), com Fernando Collor como líder; Democracia Participativa (PSB, PP e PPS), com liderança de Lídice da Mata (PSB-BA) e o bloco da oposição (PSDB e DEM), com Álvaro Dias (PSDB-PR) à frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário