some text

Mendonça cobra do Governo Dilma a liberação de recursos para retomar a obra de ampliação da Barragem Pedro Moura Jr.

   Os cortes de recursos para programas sociais e obras do Governo Dilma atingiram a ampliação da Barragem Pedro Moura Jr., em Belo Jardim. A empresa Terraplan  Engenharia, que executa a obra, demitiu funcionários e paralisou os serviços por falta de pagamento.Por conta disso, o deputado federal Mendonça Filho, autor das emendas que
garantiu recursos para o projeto, esteve nesta quinta-feira (19/03), com o secretário de Infra Estrutura Hídrica do Ministério da Integração, Oswaldo Garcia, para pedir pela liberação de recursos.

   Segundo Mendonça, apesar de receptivo ao tema e de reconhecer a importância da obra para a região do Agreste, o secretário não estabeleceu data para a retomada da liberação dos recursos.  "O Governo Federal está em crise financeira reduzindo direitos trabalhistas, como o seguro desemprego, cortando recursos para programas sociais como o FIES e para obras estruturadoras no Nordeste como a Transnordestina e Transposição do rio São Francisco. Infelizmente, a barragem de Belo Jardim foi atingida", destacou o deputado.

   Na audiência, no Ministério da Integração, o deputado Mendonça Filho argumentou que a ampliação da Barragem tem viabilidade econômica, porque vai aumentar a oferta de água gastando o corresponde a apenas 11% do orçamento destinado à construção de uma nova barragem. Outro ponto da pauta da reunião foi o risco da demora do andamento da obra,
uma vez que o inverno está chegando. "Já foram iniciados os serviços de demolição do atual vertedouro para a ampliação e isso é um risco para estrutura da barragem, caso ocorram episódios de chuvas intensas", alertou Mendonça.

   A obra de ampliação da Barragem Pedro Moura Jr. conta com recursos de três emendas de autoria de Mendonça, uma de 2012, outra de 2013 e a última aprovada esta semana. Além disso, o projeto conta com contrapartida de recursos do Governo Estadual. Após a conclusão dos serviços, a barragem que tem capacidade de armazenar 29 bilhões de
litros passa a ter a capacidade de reservar 35 bilhões de litros, garantindo maior tranquilidade para a população de Belo Jardim e Região.

   Mesmo não definindo data,  o secretário Oswaldo Garcia prometeu agilizar a solução das pendências para que os recursos voltem a ser liberados e a obra possa continuar. O Deputado Mendonça Filho vai continuar acompanhando junto ao Ministério e cobrando a solução para o problema.


Fonte: Imprensa do Deputado Mendonça Filho
Tecnologia do Blogger.