Eleições 2020: Joel Santos e Missionária Savana entram no páreo para mudar a história política de São Lourenço da Mata

Cinara Marques


Uma cidade de muita riqueza, histórica com seus engenhos e monumentos e que foi destaque por ter sido escolhida em 2014 para sediar a Copa do Mundo com a construção da Arena de Pernambuco, palco oficial da competição no estado. Um retrato que poderia ser de um município organizado, com as políticas públicas funcionando, e uma infraestrutura descende.

Ledo engano. Há mais de 50 anos, São Lourenço é refém de dois grupos políticos que se revezam para deixar a cidade cada vez mais no atraso. O foco desses grupos não é o povo e sim, eles próprios, é como pensa a maioria da população local.

Mas, agora em 2020, um grupo de pessoas que defendem e respeitam a cidade de São Lourenço da Mata, se junta para dar um basta nesse quadro decadente em que transformaram a cidade localizada na Região Metropolitana do Recife.

Capitaneado pelo empresário Joel Santos e pela Missionária Savana Nascimento, pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita, respectivamente, pelo PRTB, o grupo tem um único objetivo: fazer de São Lourenço da Mata uma cidade melhor, com toda a sua importância histórica para Pernambuco, e de fato, voltada para o seu povo.

Joel chegou à São Lourenço na década de 1950. Junto com o pai, construiu um império empresarial que empregou mais de 150 pessoas, sem contar os empregos que foram gerados de forma indireta. Fundou o Armazém Progresso, depois a Farmácia dos Pobres e a Indústria de Alimentos Cemil de marcas como o Amidomil. A Cemil foi considerada a quarta maior de Pernambuco e produziu entre 1970 e 1990.

A política entrou na vida do empresário Joel Santos a partir de 1988 quando foi vice-prefeito do então candidato Ettore Labanca que tinha tentado seis vezes antes de Joel fazer parte da disputa. A chapa Ettore/Joel foi a vencedora e Ettore, enfim, conquistou a Prefeitura de São Lourenço pela primeira vez. Depois, Labanca foi gestor outras duas vezes.

“Eu não entendia de política, mas queria fazer mais por São Lourenço. Tinha tido uma conversa com Jairo Pereira para ser o vice dele, o que não foi cumprido. Fui então conversar com Ettore Labanca, integrei a chapa de Ettore como vice-prefeito, e assim ganhamos a eleição. Ele já tinha tentado seis vezes e não tinha conseguido antes desse encontro”, contou Joel.

A partir dessa eleição, Joel sempre esteve junto com os demais prefeitos, ajudando a elegê-los, mas nunca teve a oportunidade de realizar um projeto que colocasse de fato, São Lourenço no mapa do desenvolvimento de Pernambuco, diante de uma história tão rica para o estado.

“Eles não têm programa de governo. Eu ainda busquei colocar um projeto que colocasse São Lourenço da Mata em destaque na Região Metropolitana e no estado, mas sempre fui traído. Eles enganam e deixam a cidade cada vez pior”, dispara o pré-candidato a prefeito, frisando que o atual gestor dificilmente é encontrado na Prefeitura.

“Mais uma prova da falta de compromisso com o município”, completou Joel.

O empresário não se preocupa com a idade. Prestes a completar 80 aos, conta que sua cabeça é bem mais jovem do que a dos atuais adversários que pratica a velha política de “opressão e descaso com o povo”. Ele enfatiza que não lhe faltam coragem, capacidade e vontade de fazer mais por sua terra que vem sendo passada para trás ao longo desses cerca de 50 anos.

“Eu fiz um plano de governo e dei uma sugestão ao atual prefeito para colocar em prática, mas ele não deu importância. Agora esse plano vai ser executado, porque nós vamos ganhar a eleição. Faz mais de 50 anos que essas duas famílias monopolizam a política e segundo a imprensa, São Lourenço é a cidade mais atrasada da Região Metropolitana”, considerou o pré-candidato.


PROJETO SOCIAL E ECONÔMICO

Joel Santos é conhecido na cidade também como o ‘Joel dos Pobres’ pelo trabalho social que sempre realizou junto com os seus negócios. A marca social de Joel Santos tem outra característica: o carisma que é marcante no empresário.

O pré-candidato conta que tem um projeto inovador, efetivamente voltado para promover o desenvolvimento econômico e social de São Lourenço da Mata. “Esse é o nosso projeto e vamos conquistar a Prefeitura nas próximas eleições”, atestou Joel Santos. Ele conta que é um projeto para gerar renda, emprego e desenvolvimento.

“Tem como base o turismo, a retomada da industrialização de São Lourenço, implantação do polo de confecção para o histórico distrito de Matriz da Luz que tem essa vocação. Vamos trabalhar por uma saúde e uma educação que faça os jovens e crianças se prepararem de verdade para o futuro de nossa cidade e não perder faculdade como ocorreu recentemente para Camaragibe. São pessoas que não pensam na cidade”, lamentou Joel.

Joel pensa em explorar a Arena de Pernambuco para render divisas ao município de São Lourenço. Segundo ele, um equipamento importante que é mal explorada pelos governantes, em beneficio para a cidade. 

“Um cartão postal que deveria estar gerando recursos para São Lourenço”. Temos uma ponte pronta que foi da Usina Capibaribe. De lá é um salto para a Arena. Vamos recuperar e unir a cidade à Arena de Pernambuco em pouco tempo, tornando o equipamento um gerador de renda de fato para a nossa cidade. Isso é perfeitamente possível e vamos fazer”, atestou.


VICE DE CORAGEM

E o pré-candidato enxerga longe. A chapa majoritária terá uma pré-candidata a vice-prefeita. A aposta é na Missionária Savana Nascimento, jovem, evangélica, também bastante carismática como o companheiro de chapa e com uma característica bem peculiar: determinada e corajosa, define o pré-candidato a prefeito.

Joel explica que conheceu Savana nas missões evangélicas que ela vinha fazendo na cidade e buscou conhecer sua inserção na política. Segundo ele, “Savana é um milagre que Deus fez na minha vida. Estou sendo o instrumento. Vamos chegar ao poder. Ela é muito jeitosa, as pessoas têm aceitado bem o nome dela. Savana estar pronta para tocar o nosso projeto para São Lourenço com industrialização e apoio à população pobre que é totalmente esquecida pelos governantes atuais”, contou o empresário pré-candidato.

Savana Nascimento é petrolinense, empresária, tem 37 anos, dois filhos.  Bem sucedida nos negócios que toca no Vale do São Francisco e em outras regiões do Nordeste, sempre teve ‘uma queda’ pela política. Jovem e determinada, a candidata a vice-prefeita de São Lourenço da Mata tem seu curriculum, duas disputas políticas, para vereadora e vice-prefeita, na cidade de Casa Nova/BA, mas antes de disputar, já atuava nos bastidores da política.

“Recebi o convite de Seu Joel Santos de e todo esse grupo que trabalha pelo bem de fato de São Lourenço da Mata. Uma cidade que tem história, riqueza e muita gente dedicada, forte e que ama a cidade. Somos pessoas comprometidas e vamos devolver ao município, a sua importância de destaque em Pernambuco”, confidenciou a Missionária Savana.

A pré-candidata a vice-prefeita assinala que o projeto da chapa encabeçada por Joel, visa desenvolver a cidade, sem esquecer de um olhar mais próximo às pessoas, à população que mais precisa.

“É dar oportunidade, esperança e futuro para o povo de São Lourenço da Mata com geração de emprego, justiça social e crescimento econômico. Vamos ter um olhar para os que mais precisam, as mulheres e toda a população que vem sofrendo com tantos desmandos ao longo desses anos”, registrou Savana.
Tecnologia do Blogger.