some text

Cuidado! Golpe no WhatsApp consegue burlar autenticação de dois fatores


Atenção, o famoso golpe do sequestro de perfil do WhatsApp está cada vez mais sofisticado. Os golpistas desenvolveram técnicas de manuseio para entrar na conta até de quem já ativou a autenticação em duas etapas, que era a melhor forma até o momento de escapar que contatos enviassem dinheiro para o criminoso que fingia ser a pessoa.

Parece uma simples ligação, onde o golpista diz ser representante do Ministério da Saúde e que está realizando uma pesquisa sobre a covid-19. Quando ele termina a falsa pesquisa, fala que precisa que o entrevistado informe um código enviado por SMS para validação da mesma. Muita atenção, pois é dessa forma que começa o golpe: se o entrevistado divulgar o código e não tiver habilitada a autenticação em duas etapas, a conta pode ser roubada somente com esse dado.

Assim que o criminoso percebe que necessita da senha da autenticação em duas etapas, ele vai para a segunda parte do crime. Assim que o golpista finaliza a ligação, liga para a vítima e diz ser da equipe de suporte do WhatsApp. Na ligação, ele fala que notou uma atividade maliciosa na conta. E diz que foi enviado um e-mail para que o usuário consiga recadastrar a dupla autenticação.

A mensagem enviada é igual do WhatsApp, com o título “Two-Step Verification Reset” (Redefinição da Verificação em Duas Etapas). Nesse e-mail vem um link que desativa a proteção adicional. De acordo com especialistas, para não ser vítima de golpes no WhatsApp, a autenticação em duas etapas continua sendo uma peça fundamental para que usuários da plataforma não caiam em golpes.

Veja como criar o código da autenticação em duas etapas no WhatsApp e se proteger:

Encontre o menu que fica nos três pontos no canto superior direito do app; 

Vá em Configurações; clique em Conta; selecione Confirmação em duas etapas; 

Crie o código que será utilizado para a dupla autenticação.

Pronto! Agora você ficará seguro. Porém, de qualquer maneira, vale ficar em alerta quando receber alguma mensagem estranha no celular.

Com informações do site:  editalconcursosbrasil - NAIRA SALES

Tecnologia do Blogger.