Centro Cultural Sesc promove a exposição “Poéticas de Presença para Ciclos de Migração”, em Garanhuns
“Um percurso por poéticas que dialogam com potências energéticas da natureza como forma de afirmar legados de presença.”. Assim é definida a proposta da exposição “Poéticas de Presença para Ciclos de Migração” que estreia, em setembro, na cidade de Garanhuns. A abertura da mostra é sexta (1º), às 18h, na Galeria de Artes Ronaldo White, do Centro Cultural Sesc. A vernissage vai contar com a presença dos seis artistas e de Mestra Zeza, homenageada da mostra, com apresentação musical típica dos costumes do Castainho. A entrada é gratuita.
Os artistas visuais Sanara Rocha (BA), Aline Furtado (CE), Ianah (PE), Joelington Rios (MA), Anti Ribeiro (PE) e Carine Fiuza (PB), que compõem a exposição, são negrodescententes nordestinos. Ao todo, serão apresentados ao público treze trabalhos em diversos suportes, contendo pintura em geotinta, fotografias, videoarte, obras em áudio e instalações de objetos em cerâmica, vidro, alumínio, folhas, palha, entre outros.
De acordo com o texto curatorial, “o recorte deste trajeto tem pontos de encontro: as regiões e microrregiões de força do Nordeste brasileiro – seus litorais, agrestes, infinitos sertões – espaços de borda e não nomeados pelo entendimento formal”.
Após uma seleção, os expositores participaram de uma imersão na Comunidade Quilombola do Castainho, onde vive Maria José Lopes Isidio, a Mestra Zeza. Dessa vivência, vão criar peças alusivas à ancestralidade africana inerente às tradições dos moradores da localidade, que vão ser inseridas à exposição e, consequentemente, ao acervo que circulará pelo país, num período de cinco anos, cumprindo o objetivo do Programa Arte Sesc, que é o de promover a itinerância de exposições individuais e coletivas, aproximando a população das artes visuais.
A exposição conta com curadoria de Ana Lira, artista visual e fotógrafa pernambucana, com participação em diversas mostras nacionais e internacionais. Também fazem parte da equipe Marianna Melo, Abiniel Nascimento e Nutyelly Cena. A coordenação é de Tacio Russo, coordenador da linguagem de Artes Visuais do Sesc PE e a produção executiva é do Centro Cultural Sesc, sob gerência de Rita Marize.
O público poderá apreciar a exposição do sábado (2) até fevereiro de 2024. Os horários de visitação são os seguintes: de terça a sexta, das 9h às 20h, e no sábado, das 10h às 16h. Para agendamentos, os interessados podem consultar o Centro Cultural Sesc pelos números (87) 3762-3154 e (87) 99134-3639 (WhatsApp). A Galeria de Artes Ronaldo White fica na Rua Manoel Clemente, 136, no Centro de Garanhuns.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço: Exposição Poéticas de Presença para Ciclos de Migração
Promoção: Centro Cultural Sesc Garanhuns
Data da abertura: sexta-feira, 1º de setembro de 2023
Horário: 18h
Local: Galeria de Artes Ronaldo White – Rua Manoel Clemente, 136 – Centro de Garanhuns
Entrada gratuita
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, das 10h às 16h
Informações e agendamentos: (87) 3762-3154 e (87) 99134-3639 (WhatsApp)
Enviado por Claudio Rodrigues
Post a Comment