Alepe celebra 152 anos da Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco
Conhecido como Banda de Música Capitão Zuzinha, o conjunto participa de celebrações cívicas e culturais de relevância para o Estado. Na avaliação do parlamentar, o grupo “não apenas marca a história da corporação, mas também faz parte da identidade cultural do povo pernambucano”.
Joel da Harpa destacou ainda a trajetória da banda. “Ao longo de mais de um século e meio, ela tem sido muito mais do que um agrupamento musical: é símbolo de disciplina, civismo e sensibilidade artística”, afirmou.
História
Criada em 1873, por decreto da então Província de Pernambuco, a Banda de Música da PMPE tinha a função inicial de atuar em solenidades da corporação. No fim do século XIX, cada corpo policial contava com sua própria banda. Atualmente, o grupo se dedica também a ações sociais, como aulas de música oferecidas por policiais militares a jovens de comunidades carentes, promovendo inclusão e cidadania.
Durante a solenidade, foram entregues broches comemorativos a músicos veteranos da banda, com destaque para o subtenente Severino Martins da Silva, que representou os colegas que já integraram o grupo.
O subtenente Diogenes Barbosa, músico da corporação, ressaltou o papel social do trabalho desenvolvido: “O dom da música nesta corporação vai além dos palcos e das cerimônias. Ele se torna instrumento de transformação social. Cada instrumento nas mãos dessas crianças é uma semente de esperança”.
A cerimônia contou também com a apresentação do Coral Vozes de Pernambuco. O deputado federal Pastor Eurico (PL-PE) também esteve presente.
Fonte: Alepe
Post a Comment