some text

Líder Mendonça Filho e deputado Mandetta apresentam requerimento para discutir surto de microcefalia



Google

   O líder do Democratas na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), e o deputado Mandetta (MS), também do Democratas, são autores de requerimento para que o surto de microcefalia que atinge o país seja discutido em Comissão Geral da Casa. O requerimento foi protocolado ontem, terça-feira (24/11).

   Segundo eles, é urgente um debate com todos os agentes sanitários e políticos, a fim de traçar um plano para combater esta emergência sanitária. A microcefalia é uma doença grave, que não tem cura, em que a cabeça e o cérebro da criança são menores que o normal para a sua idade, influenciando seu desenvolvimento mental.

   Nos últimos três meses, a doença atingiu níveis epidêmicos e há duas semanas, diante do aumento do número de casos, foi decretado estado de emergência sanitária nacional. A maior suspeita é a de que os números, até então nunca vistos em nenhum país do mundo, são resultado da infecção da mãe durante a gestação pelo zika vírus.

   Ao apresentar o requerimento, eles lembram que o Ministério da Saúde informou que já foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia em 160 cidades de nove estados. Em Pernambuco, são 487 casos; na Paraíba, 96; seguidos por Sergipe (54), Rio Grande do Norte (47), Piauí (27), Alagoas (10), Ceará (9), Bahia (8) e Goiás (1).

   Além de Mendonça e Mandetta, assinaram o requerimento os líderes do PPS, PSB, PT, PDT, PROS, PSOL, PMDB e Rede, além do líder da Minoria, deputado Moroni Torgan (DEM-CE).


 
Assessoria de Comunicação:
Tecnologia do Blogger.